quarta-feira, 4 de junho de 2008

Planejamento de Aulas Simuladas

Aula Simulada 6ª Série Ensino Fundamental

Tema: Brasil, localização no globo, centro-oeste, paisagem, planície, depressão e planalto, conceitos.
Série: 6ª Série do Ensino Fundamental
Data: 11/06/2008
Carga Horária: 20 minutos

1- OBJETIVOS:

Este tem como objetivo expor de forma coerente como se constituem os elementos da paisagem natural, principalmente de relevo, mais especificamente da região centro-oeste.Para tal apresentar aos alunos os conceitos de planície, planalto e depressão assim como localizar a região no espaço mundial e apresentar aos discentes um tipo de representação cartográfica conhecida como perfil de relevo.

2 – CONTEUDOS:

Apresentar o Brasil como um pais continental, dando sua localização em relação as meridianos e paralelos, definir o Brasil como um pais de múltiplas paisagens, apresentar o conceito de paisagem, de planície, de depressão, de planalto,de perfil de relevo.

3 – METODOLOGIA:

A partir de exemplos claros, relacionados com o cotidiano dos alunos e exposição dos principais conceitos relevantes ao tema, fomentar o dialogo entre alunos e professor e entre os próprios alunos a fim de elucidar as questões que aparecerem durante a exposição do tema.

4 – RECURSOS:

a) expressão do corpo, gestos, como por exemplo, para perfil de relevo usar o próprio perfil facial do aluno.
b) voz para fazer a exposição do assunto e dialogar.
c) Uso de Mapas.
d) Giz e lousa para anotação e ilustração.

5 – EXERCICIO COMPLEMENTAR(para casa)

Tendo como argumento que essa aula dá apenas uma breve noção sobre as unidades de relevo da região centro-oeste, pedir aos discentes fazer uma pesquisa nos meio tradicionais (livros,revistas etc.) ou multimídia (internet) sobre as principais formas de relevo da região, tais como a Chapada dos Perecis, a Depressão Cuiabana e Planície do rio Araguaia.

6 – REFERÊNCIAS:

MOREIRA, Igor.Construindo o Espaço Brasileiro – Unidade 1. In: MOREIRA, Igor. O Brasil o espaço Mundial /6ª série. São Paulo: Atica, 2ª Edição, 2005, p. 10 – 17

MOREIRA, Igor.Construindo o Espaço Brasileiro – Unidade 6. In: MOREIRA, Igor. Região Centro-Oeste /6ª série. São Paulo: Atica, 2ª Edição, 2005, p. 210 – 213

TEIXEIRA, Wilson; Et al. Decifrando a Terra. São Paulo: Oficina de Textos

Nenhum comentário: