quarta-feira, 4 de junho de 2008

Relatório de Estágio de Observação e Regência


Introdução.

No primeiro semestre deste ano foi realizado o Estágio de Vivência no Ensino em Geografia, o qual visava a observação de aulas ministradas em uma escola de Londrina.
O estágio foi realizado por mim e por Valter Vinícios Alves na Escola Estadual Dr. Willie Davids, localizada na Vila Casone.
As observações foram realizada nas aulas da disciplina de Geografia, ministrada pelo prof. Alexandre Orsi para as turmas de sexta série. Foram assistidas no total 10 horas/aula.

Relação professor-aluno.


Observou-se nas salas de aula várias carteiras quebradas, alunos com idades variadas em uma mesma turma, deixando implícito certa dificuldade de aprendizagem destes.
O controle da turma pelo professor é bastante complicado, contudo o professor não deixa de realizar suas atividade, mesmo q essas sejam de uma forma diferente, segundo o professor Alexandre, os alunos tem um comportamento melhor quando expostos a novas experiências, e ele não hesita em levar as crianças para fora da sala de aula, de tal forma que foi pedida nossa ajuda para realizar um passeio com os alunos em torno da escola. A aula tinha por objetivo a compreensão do meio ambiente no qual a escola estava imersa. A atenção dos alunos durante todo o passeio foi dispersa, necessitando de nossa ajuda para que os alunos se mantivessem juntos e entendessem o conteúdo ministrado.Ainda assim como pudemos observar se comportaram melhor q dentro de sala.
Há uma grande variedade no comportamento dos alunos e das turmas. Alguns alunos se mostravam bastante inibidos, concentrados em atividades desenvolvidas em seus cadernos, outros escutavam atentamente o professor, enquanto havia grupos de alunos conversando ao fundo, fazendo brincadeiras e passando bilhetes.Nota-se que alguns alunos se esforçam muito para chamar a atenção dentro de sala, interrompendo a aula seguidamente com comentários não pertinentes ao assunto, o professor não se deixa inibir por essas atitude, e sempre contorna a situação da melhpr forma possível, por nossa sorte o professor Alexandre tem muito ‘tato’para lhe dar com crianças, fazendo sempre com q essas nunca saíssem constrangidas, apesar de seus comentário.
Observou-se que ele sempre estimulava a criatividade e elogiava as atitudes e iniciativas dos alunos, incentivando a leitura através de pequenos textos trazidos por ele.
A falta de atenção generalizada nas turmas pode ser referente a dificuldades encontradas pela entrada dos alunos na adolescência; havendo vários interesses concorrentes na sala de aula. É também um período de rebeldia, onde os alunos testam os limites do professor ao máximo, reagindo de forma diferente a cada professor.A sala de aula apresenta uma heterogeneidade de comportamentos, sendo visível que alguns alunos desejam se comportar de forma não condizente com a sua idade, isso é, meninas extremamente maquiadas, garotos sempre fazendo pose de mais velhos tirando sarro um do outro etc.
Muitos alunos trabalham e ajudam em casa e aparentemente utilizam o tempo na escola para se socializarem e retirarem alguma recreação. Foi comentado a nós pelo professor, que ele tem fazer muitas vezes o papel da família desses alunos, visto q esse pela dificuldade financeira dessas famílias, muitas vezes, ou outra dificuldade qualquer, os familiares são ausentes, por na maioria das vezes se encontrarem trabalhando, e os alunos são muito carentes de atenção.
Nos intervalos de aula o ambiente escolar causou certo estresse em nós, o barulho constante, a correria e as brincadeiras agressivas das crianças, as quais subiam uma nos ombros das outras e trocavam socos entre si, chamaram nossa atenção.

O Conteúdo.


Os conteúdos ministrados da Disciplina de Geografia para a sexta série são basicamente sobre o Brasil,seja na parte física ou humana da geografia, apesar dessas áreas do conhecimento nunca se desvincularem,segundo meu entendimento, nas aulas assistidas por nós o assunto não variou muito da parte de meio ambiente, isso devido ao período em que foram assistidas as aulas,coincidir com a semana do meio ambiente
A assimilação do conteúdo é fácil, bastando a atenção dos alunos à aula. A aula é dada de forma expositiva havendo exemplos de utilização prática e da realidade dos alunos.


O Professorado.


Em conversas com os professores da escola, ficou bastante evidente o descontentamento com seu trabalho. Em geral há falta de professores, desorganização da administração, salário muito inferior a suas necessidades e falta de reconhecimento de seu trabalho.
Pela falta de professores, alguns acabam sendo que dar matérias os quais não estão preparados para ministrar.
Alguns professores ainda se sentem destituídos de sua autoridade pelos alunos, havendo casos de ameaças de alunos com professores.
A agressividade e falta da definição dos papeis de cada profissional na instituição dificultam a organização e bom funcionamento desta.
O excesso de carga horária também dificulta a preparação das aulas, o diálogo entre os professores e a administração, além da paciência dos professores para com o aluno com dificuldade.

Nenhum comentário: